terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Já é madrugada


Madrugada chegou mais uma vez.
Os galos já cantaram minutos atrás
-- acordei ao sonar dos seus acordes:
Não mais poderia o meu sono concilioar!..
Diziam os galos "A hora é de levantar!.."

A não ser que os galos mortos,
também, pudessem reclamar?! -- Em seus
abatedouros higienizados, quizessem dizer:
É tudo brincadeira.
Cantamos para nos esprainecer!
Não mais sentimos nada das coisas
que os humanos costumam -- em nós,
enaltecer. Sentados ao redor de uma mesa.

"O nosso canto, não é de encanto.
É de tristeza, de desprazer. Aceitos somos
apenas em algumas mesas.
As que regadas sejam de vinhos secos.
Sem lágrimas...
Mesas postadas ao amanhecer."

Os açougues e os super-mercados
sempre abrem nas vésperas
do dia entardecer.
Alguns deles -- ou quase todos,
Vendem os galos já abatidos
-- por ocasião do almoço
-- nas horas das tardes de jantar e,
Outros,
-- durante às noites
Antes da hora deles cantar.

Serão degustados.
Serão consumidos.

Já é madrugada.
Os galos já cantaram.
Alguns, jamais irão cantar!

O garçom serviu a última dose. Cansou.
Rompe a madrugada, a hora chegou.
É hora de ir embora. O tempo se esgotou!
É preciso fechar o restaurante --
Dane-se! -- quem não se restaurou.
Eu, também, vou embora. Minha hora chegou!

Ao romper da madrugada,
eu devo estar em casa
ao lado daquela quem,
ao meio-dia, um almoço
ou um jantar preparou.
Vai servir-me um pedaço de galo
(ela diz que é um frango)
-- temperado
-- cozido ou açado
-- frito ou tostado
com arroz e batatas
com salada de tomates
ao sal e azeite de olivas... Ela preparou!

Esse galo, por sinal, não cantou.

Já é madrugada.
Eu devo ir embora.
Voltarei
para o romper de uma outra madrugada
depois de os galos camtarem. De novo.
Sempre haverá um galo (ou um frango)
que não poderá cantar...
Esse, em casa, eu vou saborear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário