terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Rei-menina


Полонский Яков Петрович (1819 - 1898)
Jakov Petrovič Polonskij
Prosador e poeta russo

Tradução do russo por Mykola Szoma
(Царь-девица, 1876)

Rei-menina

Recordo os meus dias de infância --
Um maravilhoso adolescente delírio:
Eu adorava aquele conto do rei-menina,
Achava que, no mundo, melhor não havia.

O sol iluminava o seu rosto,
Em seus cabelos escondia-se a lua,
Em suas tranças vermelhavam as estrelas,
-- Próprio deus se refeltia em sua beleza.

E vivia, aquela rei-menina,
De modo não acessivel a ninguém,
Trancado, a sete chaves de ouro,
Em belos aposentos da sua "teremu".

Somente às noites ela saia
Fazer frufru por entre as sombras de bétulas:
Muitas vezes, suas chaves derrubava,
E por vezes, puras gotas de lágrimas chorava.

Só em dias de feriados, quando eu,
Sonolento, pelas ruas, para a casa caminhava,
-- Lá do bosque, os seus olhos rutilantes, e
Úmidos de lágrimas, seguiam-me por instantes.

Naturalmente me acontecia isto, --
Na realidade minha ou, em sonhos meus?! --
Certa vez na primevera, logo cedo de manhã,
Ela -- ruborizada, apareceu na minha janela:

Agitou-se levemente a cortina,
Pegou fogo a roseira de flor dupla,
Quando eu fechei os olhos, encontrei-me
Aos beijos, dos lábios sentindo a fragrância.

Mal eu conseguia notar --
a formosura e o brilho do rosto dela;
E sem que eu pudesse perceber,
um carimbo de visitante --
cauterizou-me ela, na minha testa

Jamais eu consegui livrar-me desse carimbo.
Para sempre fiquei cativo dela;
Da Rei-menina eu nunca serei um traidor...

Estou à espera, -- de um segundo beijo --
Cerquei os labios meus com rosas e ciprestes,
-- Fico esperando que ela possa abrir-me
As portas secretas da sua teremu...

------------------------------------------------------

Nota:

Rei-menina
-- Conto popular russo
Ivan-tsarevich (Иван-Царевич), filho do tsar
Arkhidej (Архидей) preparou um bastão, com um
peso de 40 pud (antiga medida russa de peso,
1 pud = 16,3 kg), e partiu para os confins do
mundo na procura de suas irmãs -- a Lua e as
Estrelas, raptadas pelos monstros.

Com ajuda de Baba-Yaga, ele mata a Serpente
(Змея), libbertando as suas irmãs.

Baba-Yaga (Ба́ба-яга́)
-- Personagem na mitologia folclórica dos eslavos.
Espécie de bruxa velha, dotada de poderes mágicos.
Faz parte de muitos contos infantis russos.

Teremu
-- Parte superior da casa, em forme de torre,
na Rússia antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário