segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cogumelos


Margarita Aliger (Margarita Iosifovna Aliger)
(Маргарита Иосифовна Алигер, 1915 - 1992)
O nome dela também é: "Маргарита Иосифовна Зейлигер"
Nasceu em Odessa, na Ucrânia.
De família judaica, de sobrenome Zeliger.

Poetisa soviética, tradutora e jornalista.
1934 -1937 estudou em Maxim Gorky Literature Institute.
Foi casada com o compositor Konstantin Makarov-Rakitin,
que faleceu, em 1941, na batalha de Yartsevo.

A sua obra poética compõe-se de 70 poemas (da série).
Tradução do russo, para o português, é
de Mykola Szoma.
_
_______________________________________________________

7. Cogumelos (Грибы, 1946)

Floresta toda pintada em dourado,
uma alma alegre e valente,
perdida em estranhos cuidados,
na calma existência sem pressa.

O azulado por entre as bétulas desponta,
e um atalho, que vai para longe...
Poderia colher cogumelos de baldes!
Mas não quero, pois é facil demais...

Melhor que me engane, como é de costume,
observando as folhas caídas do ano passado.
Que eu considere como sendo uma raposinha
a pétala dourada -- se mechendo, daquela flor.

Medo não tenho de uma tal desventura.
Pois a hora decisiva, já está mais perto.
Nenhuma armadilha poderá esconder nada
dos meus infalíveis olhos observadores

daquelas milagrosas, caras, e desejadas,
daquelas singulares, e melhores, minhas...
Em complicadas e queridas mentiras
das milagrosas transformações em florestas.

Eu me embriago de felicidade, como se
estivesse diante de uma frase torturante...
Quando então se aproxima o minuto,
em que o silêncio invade e toma conta de tudo.

Parece não haver ofensas, nem tão pouco suspeitas,
Os problemas da terra já estão rosolvidos...
So resta-me ficar jenuflexo
no silêncio da mata, sem nada dizer --

Experimentar, como é agonizante e como é novo,
quando confiantemente deseja-se viver;
Tal como um cogumelo branco, -- a última palavra,
que se sufoca de felicidade,
quando se arranca da sua "raiz".


Nenhum comentário:

Postar um comentário