quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um pensioneiro


Bolhas de gordura
Derretidas num
caldo ralo de água
Ao gosto da fome
de um estômago vazio.
Era o prato principal
Alimentava o jovem
-- esguio e magro,
de então.

Revendo hoje o passado
Recordo com saudades
Aqueles dias idos...
Eram os anos sessenta.

Recém vindo do Paraná
Por alguns meses,
hospedei-me numa pensão
à Rua Prates do Bom Retiro.

Tentei vestibular da USP
-- não consegui... Fiquei!
Não retornei à Ponta Grossa
São Paulo deslumbrou-me...
Era a cidade que sonhei!

Tinha comigo apenas Eu
a mala cheia de livros
um pouco de dinheiro e
nada mais que me pudesse
fazer segura companhia.

Morada simples consegui
-- na residência dos pais
do amigo Pedro sanfoneiro --
Como um modesto pensioneiro.
Custo mensal da minha estadia
apenas era de 150 cruzeiros.

De sopa de folhas de azedinha
eu me nutria... Refogadas com
bacon e cebolinha. Temperadas
com salsinha... De sobremesa,
batatas fritas... Com direito
a um café, pela manhazinha!..

Depois, mudei-me para a pensão
da R. Frei A. Sant'Ana Galvão,
travessa da Avenida Tiradentes.

Acabei morando, finalmente,
na pensão da Da. Helena
da Av. São João, 7º andar
fazendo esquina com a Av.
Duque de Caxias. Saí dali
para casar!

Em Guarulhos fui
a minha noiva encontrar!..

Nenhum comentário:

Postar um comentário